Apresentação do CEPAN

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
 

Minhas primeiras palavras aos educadores amazonenses é a palavra confiança. Confiança nos valores que formam o caráter dos nossos educadores, na força da nossa democracia e na capacidade de que, unidos poderemos enfrentar os desafios deste momento em que o Brasil passa por grandes dificuldades, não apenas na saúde, mas também na economia e na educação.

Estamos aqui para falar sobre o Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta/CEPAN, que tem uma história de formação que ultrapassa mais de quatro décadas de trabalho, centrado na formação Inicial e Continuada de profissionais da educação (professores, gestores, pedagogos e serviços escolares) da capital e do interior do Estado do Amazonas, tendo como princípio norteador uma visão de mundo ampla, compreendendo a realidade de seu tempo, a partir de uma postura ético-crítica, que contribua para a transformação da sociedade.

Tem como Missão garantir aos profissionais da educação uma formação inicial e continuada, sustentada em políticas de planejamento, coordenação, execução e avaliação que se operacionalizam por meio de linhas de ação de programas, projetos e cursos com vistas à valorização do profissional da educação.

Sua Proposta Político-Pedagógica está fundamentada na dimensão da formação humanística, científica e tecnológica, consubstanciada pelo fazer pedagógico plural, pautado na ética e responsabilidade política para o enfrentamento da complexidade do tempo vigente.

Eu conservo absoluta convicção de que o site do CEPAN é um instrumento facilitador da divulgação das atividades promovidas por esta instituição, bem como de todos os eventos científicos e culturais locais, regionais, nacionais e internacionais de interesse dos profissionais da educação.  As respectivas informações no âmbito da educação podem despertar maior interesse por parte dos profissionais da educação aos serviços prestados pelo CEPAN.

Enfatizamos aqui a importância do site ao possibilitar a acessibilidade de todos os funcionários da SEDUC e da sociedade em geral a todos os serviços ofertados por esta instituição, bem como a divulgação em larga abrangência de todas as atividades no âmbito da formação dos profissionais em educação e da divulgação de eventos científicos e culturais de interesse dos servidores da SEDUC/AM.

Importante destacar que os ambientes virtuais hoje são a forma mais eficiente de divulgação da estrutura interna das empresas, sejam elas públicas ou privadas, facilitando à sociedade o acesso a serviços de seu interesse, pretende-se, portanto, que haja maior interesse pelos serviços ofertados pelo CEPAN, a partir do conhecimento detalhado de seu funcionamento.

O site tem como objetivos: (i) apresentar a estrutura do Centro de Formação Profissional; divulgar o catálogo de formações do ano vigente; (ii) socializar os eventos científicos local, regional, nacional e internacional; (iii) hospedar a Revista Científica do CEPAN; (iv) estabelecer contato com os servidores da rede estadual de educação e a sociedade interessada.

O acesso a um site específico do Centro de Formação, que contenha todas as informações para o seu público-alvo, permitirá o estreitamento de diálogos, evitando ruído de comunicação comum na oralidade.

A consulta a uma página específica que objetiva, sobretudo, a divulgação das atividades formativas, cronograma de submissão de artigos científicos e difusão de eventos científicos possibilitará, ainda, ao servidor da rede estadual o acesso online a informações que eram comunicadas apenas em reuniões presenciais.

O Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta também promove parcerias com outras instituições educacionais de nível superior (UFAM, UEA, IFAM, UFJF) para complementar os programas de formação continuada propostos.

A nossa proposta de gestão ao criar este site é abrir novas perspectivas de valorização e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos educadores de nosso estado, incentivando a participação de profissionais da educação em eventos científicos que viabilizem a exposição de suas pesquisas.

Na oportunidade, quero cumprimentar e parabenizar todos os educadores do Estado do Amazonas, que mesmo diante das dificuldades nesse momento de enfrentamento de uma pandemia, não se rendem à luta por uma educação de qualidade, antes continuam firmes, acompanhando os alunos nas aulas remotas, descobrindo e propondo caminhos alternativos para manter uma relação de comunicação afetiva, criando vínculos entre a escola, alunos e família. A todos o nosso muito obrigado.